sábado, maio 22, 2004

Morais Sarmento elogia o papel das Direcções Regionais

Sabiam que na Intervenção do Ministro da Presidência Morais Sarmento no Seminário sobre Estatísticas Regionais, Informação Estatística e Coesão Territorial que decorreu no Porto em 8 de Novembro de 2002, o papel das Direcções Regionais foi um dos aspectos mais marcantes para o desenvolvimento do sistema estatístico nacional e do planeamento regional?!!!

Algumas passagens:

"A reestruturação do INE, ocorrida em 1989, ao consagrar a desconcentração geográfica através da criação das Direcções Regionais, demonstrou por e com antecipação ser uma iniciativa de grande significado no desenvolvimento do Sistema Estatístico Nacional.

Foi uma solução organizacional que já mostrou a sua plena validade, sem prejuízo de se entender necessário introduzir ajustamentos que, sem pôr em causa esta natureza desconcentrada, assegurem uma gestão mais adequada dos meios disponíveis.

A aproximação aos utilizadores da informação permitiu a organização de produtos estatísticos muito relevantes através, nomeadamente:

- da produção de informação de raiz,

- da organização de informação de cariz territorial,

- ou da análise de informação oficial,

de que são exemplo os Anuários Regionais, os Inventários Municipais, o Atlas das Cidades, os Boletins Trimestrais de Estatística e as dezenas de estudos editados nas Revistas de Estudos Regionais."


Como se muda de opinião rapidamente, apesar do relatório do IGAP e encomendando um à medida da opinião do momento à Roland Berger!!! Talvez daqui a um ano encomendem a outra empresa um estudo a recomendar a acumulação do cargo de Ministro da Presidência com a de Presidente do INE ... sempre se poupava um ordenado!!!!

1 Comentários:

At 22 de maio de 2004 às 23:58, Anonymous Anónimo Comentou...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 

Enviar um comentário

<< Página Inicial